A Câmara Municipal de Martinópole avançou em mais uma etapa para a implantação do programa Vereador Mirim – Parlamento Jovem. Em reunião realizada na sede do Legislativo, o presidente da Câmara, vereador @robertinhoce, e o secretário municipal de Educação, Charles Roberto, assinaram o Termo de Cooperação Técnica que estabelece a parceria entre as duas instituições para a realização das eleições que irão escolher os estudantes que representarão as escolas no programa.
O encontro também contou com a participação do vereador @neymonte , que contribuiu diretamente com as discussões e realizou uma apresentação sobre o programa, explicando aos representantes das escolas os objetivos, a proposta e a importância do programa para a formação cidadã dos estudantes.
Durante a reunião, foram debatidos detalhes da execução do projeto, incluindo o processo eleitoral, a participação das escolas e as etapas que antecedem a escolha dos vereadores mirins. A Câmara Municipal também apresentou o sistema de votação desenvolvido pela própria instituição, que será utilizado no processo eleitoral e foi elaborado para proporcionar maior organização, segurança e transparência à votação.
Participaram ainda do encontro diretores e coordenadores das escolas municipais Padre José Roberto e Chico Mundoca, que terão papel fundamental na mobilização e participação dos estudantes nas diferentes etapas do programa.
O Vereador Mirim – Parlamento Jovem tem como proposta aproximar os estudantes do Poder Legislativo, estimulando o conhecimento sobre democracia, cidadania, participação política e funcionamento das instituições públicas.
Mais do que uma eleição, o programa representa uma oportunidade para que os jovens conheçam, na prática, o exercício da cidadania e tenham voz na construção de ideias para o município.