"Quanto a vale uma vida" autor do movimento que influenciou criação de lei para plantão da defensoria pública, Ivan Sampaio, é homenageado na Câmara de Martinópole
Nessa sexta-feira (10), foi realizado no Câmara Municipal, uma Sessão Solene que homenageou o martinopolense Ivan Rodrigues Sampaio, fundador do movimento “Quanto Vale uma Vida”.
Ivan Sampaio foi agraciado e reconhecido por sua luta por direitos para seu filho, Mateus Sampaio, que foi diagnosticado com microcefalia e paralisia cerebral. Tendo seus direitos negados em 2011, quando Mateus precisou de uma UTI durante o final de semana, Ivan recorreu à Justiça, por meio da Defensoria, para que seu filho pudesse ser atendido diante de um quadro grave de pneumonia. Mesmo com um plano de saúde desde o primeiro ano de vida, Mateus teve seu direito ao tratamento negado, depois de passar mais de 50 horas sem atendimento médico porque o plano se recusava a atende-lo alegando que os gastos não cobriam.
Na Câmara, Ivan ressaltou a importância da Defensoria Pública para todos aqueles que necessitam de amparo jurídico, principalmente aos mais vulneráveis. “Defendo esse órgão e os seus profissionais, porque eles são defensores da vida. Eles representam a vida e uma sociedade mais justa. Graças aos defensores e à Defensoria que o meu filho hoje está aqui, vivo”, enfatizou.
A luta de Ivan incentivou a criação do plantão da Defensoria Pública no Estado do Ceará (DPCE), serviço que está disponível à população todos os dias da semana. Além disso, o Ceará é único Estado em que a Defensoria atua com plantões em saúde.
Recentemente, Ivan foi homenageado na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), tendo sua luta reconhecida a nível estadual.