Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Sabemos da importância de falar sobre o assunto para que cada vez mais as pessoas consigam ter informações de qualidade.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e no comportamento, como: ações repetitivas, hiperfoco para objetos específicos e restrição de interesses.
O TEA tem diferentes graus que podem ser leves e com total independência, com discretas dificuldades de adaptação, até níveis mais severos de completa dependência para atividades do dia a dia, acompanhando ao longo da vida.
COMO DIAGNOSTICAR?
O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças, sendo feita ainda na Atenção Primária (APS). A identificação de traços do espectro é realizado a partir das observações da criança, entrevista com os pais e aplicação de métodos de monitoramento no desenvolvimento durante as consultas.
A antecipação do diagnóstico permite que a APS inicie os cuidados necessários e encaminhe a criança para a Atenção Especializa.
O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e assim promover a qualidade de vida para as crianças.