Novembro Azul: Conscientização, Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata
A Conscientização, a Prevenção e o Combate ao Câncer de Próstata representa o tema da campanha do Novembro Azul realizada por diversas entidades no mês de novembro que foi escolhido para lembrar da importância dos exames de prevenção ao Câncer de Próstata , já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro. Mediante diversas ações pelo país, como atividades em estádios, palestras informativas, campanhas de saúde e pontos turísticos, monumentos e locais públicos de grande visibilidade, em todo o País, ganham iluminação especial, em referência ao Novembro Azu lqu e está para os homens, assim como o Outubro Ros a está para as mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SUB), o Câncer de Próst ata é ainda mais incidente que o Câncer de Mama das Mulhe res, porque a maioria dos homens ainda se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde e, portanto, convencê-los de que a prevenção é o melhor caminho para viver mais e melhor é um desafio que atravessa gerações. Vale citar que uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela SBU com 5 mil homens revelou que 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata. Ao tomarem essa atitude, eles engrossam o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens, levando a óbito mais de 10 mil. De acord o com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomend ação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toq ue e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra, nestes casos, a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos.